Home     |    Contato    |     English Version
 
Sobre a Dra. Priscila
Tratamento de Canal
Tratamento Estético e Prevenção
Mock-Up
Botox
Implantes Dentários
Perguntas Frequentes
Turistas e “Ex-Pats”
Depoimentos
 
  Root ZX2
Com o auxílio da avançada tecnologia disponível na atualidade, a maioria dos tratamentos de canal pode ser concluída em uma única consulta. Pode acreditar, o tratamento endodôntico é tão tranqüilo quanto uma simples restauração.

Se você desejar qualquer esclarecimento sobre o tratamento de canal, entre em contato com a Dra. Priscila que ela terá o maior prazer em atendê-lo.

X-Ray

X-Ray 2
 
 
 
  Tratamento de Canal em 1 Consulta!

O tratamento endodôntico (tratamento de canal) é um dos procedimentos dentários mais comuns, acometendo cerca de 14 milhões de pacientes a cada ano. Em uma única consulta você pode salvar o seu dente natural, evitando a necessidade futura de um implante ou de uma prótese parcial fixa (ponte fixa). A polpa dentária é formada por um conjunto de pequenos nervos, artérias e veias, localizado na parte central do dente. Com a ocorrência de um trauma (fratura dentária), presença de cárie profunda, ou, até mesmo em decorrência de diversos procedimentos restauradores extensos, uma dolorosa inflamação pode instalar-se.

Os sintomas mais comumente observados em uma inflamação ou necrose pulpar, são:
  • dor em resposta a estímulos térmicos (quente e frio)
  • dor ao mastigar ou ao toque
  • exposição pulpar visível
Na inflamação pulpar a dor é, normalmente, contínua, de longa duração, intensa e latejante. Nesses casos, a polpa afetada deve ser removida e o sistema de canais radiculares, tratado. O tratamento de canal é realizado sob anestesia local e, na maioria das vezes, concluído em uma única consulta (Técnica preconizada pela Faculdade de Odontologia da UCLA – CA / EUA).

Muitos pacientes temem a “morte” do dente após a terapia endodôntica, porém, o procedimento consiste apenas na remoção do sistema de irrigação interno do dente. Os sistemas de irrigação e inervação (sensibilidade) externos permanecem intactos, mantendo a vitalidade do dente tratado. É importante ressaltar que o tratamento de canal não evita o aparecimento de novas cáries, logo, você deve manter todos os cuidados usualmente empregados na sua higiene oral.

A) Orientações Pré-Operatórias (antes da consulta)

Como o tratamento é realizado sob anestesia local, não há quaisquer restrições, podendo o paciente dirigir e retornar ao trabalho, caso necessite. A Dra. Priscila lhe informará de todas as etapas do procedimento, esclarecendo inclusive qualquer imprevisto que porventura venha a ocorrer. É importante que você mantenha todas as suas medicações usuais (remédios para: regular a pressão arterial, controlar disfunções na tireóide, controlar a diabetes...) conforme prescritas pelo seu médico. Você deve se alimentar e tomar sua medicação anti-hipertensiva (se for o caso) antes da consulta. Se você apresenta alguma condição que predisponha ao desenvolvimento de endocardite bacteriana (pergunte ao seu cardiologista ou médico clínico geral), comunique-nos previamente para que a Dra. Priscila possa prescrever um antibiótico adequado ao seu caso. É aconselhável ingerir 4,0mg de dexametasona (contra-indicada para pacientes portadores de glaucoma) associada a 100mg de Nimesulida 2 horas antes da consulta, pois, potencializa o efeito da anestesia e traz um maior conforto no seu pós-operatório.

B) Orientações Pós-Operatórias (depois da consulta)

Seu dente e tecidos circunvizinhos (osso alveolar e ligamento periodontal) podem apresentar um desconforto à mastigação ou ao toque, por alguns dias, após a consulta de tratamento de canal. Isso se deve à manipulação decorrente do procedimento e à inflamação previamente instalada. É uma reação normal e transitória, observada somente em alguns pacientes. Normalmente tal condição pode ser aliviada com a ingestão de 100mg de Nimesulida de 12/12 horas associada a 45 gotas de Dipirona (ou 750mg de Paracetamol) de 6/6 horas. Caso não seja suficiente, entre em contato com o nosso consultório que a Dra. Priscila o atenderá prontamente.

C) Cuidados Pós-Cirúrgicos

Com a conclusão do tratamento de canal, a coroa do dente apresenta um curativo temporário que deve ser substituído por uma restauração permanente no prazo de 2 semanas (ideal). Inúmeras pesquisas comprovaram que o curativo é totalmente contaminado por saliva e bactérias após o prazo médio de 3 semanas. Aliado a esse fato, a restauração definitiva previne o dente contra a ocorrência de fraturas e cáries recorrentes. É necessário extremo cuidado, por parte do paciente, durante o período pós-cirúrgico, devendo evitar alimentos duros, especialmente grãos. Portanto, se você concluiu seu tratamento endodôntico, entre em contato com nosso consultório para que a Dra. Priscila possa restaurar seu dente imediatamente.

 

 
Endodontista e Dentista Estética
Tratamento de Canal, Facetas de Porcelana, Clareamento Dental
Rio de Janeiro - Leblon, Ipanema, Copacabana
Av. Ataulfo de Paiva 1079, Sala 910
Leblon, Rio de Janeiro CEP 22440-034
Marcações de consulta pelo Whatsapp: (21) 98104-2280